Aumento de mensalidades 2015

Mensalidades das escolas particulares do Rio devem aumentar até 15% no ano que vem

POR BRUNO AMORIM E FÁBIO TEIXEIRA

RIO — As mensalidades das escolas particulares do Rio deverão ter um reajuste no ano que vem entre 8% e 15%, conforme a instituição de ensino. Os valores exatos do aumento só serão conhecidos dentro de algumas semanas, quando começam as matrículas para o novo ano letivo. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (SinepeRio), Edgar Flexa Ribeiro, afirma que o reajuste, acima da projeção da inflação para este ano feita pelo governo, de 6,3%, se explica pelo clima de incertezas que a economia brasileira está atravessando.

— A eleição não ajuda em nada. No momento, temos muitas incertezas em relação ao futuro. Não se sabe como vai ser a economia no ano que vem. Uma escola pode optar por fazer um aumento maior por conta desse cenário. Temos que lembrar também que a inflação de 6,3% é prevista para este ano, não para 2015 — explica o presidente do SinepeRio.

Flexa Ribeiro cita ainda o reajuste para os profissionais do magistério, que será em abril do ano que vem, como um fator determinante para o aumento acima da inflação. O presidente do sindicato enfatiza que as escolas são obrigadas a fazer projeções de acordo com a previsão dos gastos.

— O problema da escola particular é que o valor das mensalidades não pode ser corrigido ao longo do ano. Isso leva as instituições a tentar prever quais serão os custos ao longo do ano e a calcular o reajuste de forma a não ter prejuízo no fim do ano letivo — alega Edgar Flexa Ribeiro.

PAIS TÊM ACESSO A PLANILHAS

Os aumentos das mensalidades são feitos com base na lei federal 9.870, que obriga as instituições de ensino a justificarem o aumento por meio de uma planilha de custos, que pode ser solicitada pelos pais dos alunos. Neste documento, a escola deve apresentar as razões que levarão ao aumento, como o investimento em melhorias na infraestrutura da instituição.

O colégio também deverá divulgar, em local de fácil acesso ao público, os novos preços e o número de vagas por classe pelo menos 45 dias antes da data final para a matrícula.

Fonte: O GLOBO

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/mensalidades-das-escolas-particulares-do-rio-devem-aumentar-ate-15-no-ano-que-vem-14177459#ixzz3FZ6LaXdO