Educação com legalidade: Tudo a ver com você.

Você já parou para olhar a validade dos produtos que consome? Já organizou os remédios da sua casa e descartou os que passaram da validade? Já perguntou se a escola que está cogitando para seu filho estudar é legalizada? Se você respondeu não a algumas dessas perguntas, cuidado. Essas três ações são essenciais para o seu bem-estar e o de toda a sua família.

Quando estiver em fase de decisão sobre a vida escolar do seu filho, de alguém da sua família ou mesmo a sua, esteja atento sobre a importância da escola ser legalizada. Para isso analise a Proposta Pedagógica e veja se está adequada aos ensinamentos partilhados pelo núcleo familiar. Leia o Regimento Escolar, pergunte sobre a formação dos profissionais que atuam na escola, como se dá a rotina das atividades, o que a escola valoriza para a formação do indivíduo que ali está matriculado, enfim, acenda um alerta a todas as informações importantes sobre a vivência que o estudante terá, lembrando que ali ele estará vivenciando a experiência escolar, essencial a todo ser humano. Estes aspectossão importantes, já que explicitam o trabalho pedagógico que será realizado e este trabalho é o cerne de uma instituição escolar.

E não para por aí, pois há mais o que perguntar, tão importante quanto. Normalmente, na busca por escolas, vemos que poucos se atentam para a questão da legalidade. Uma escola legalizada possui Ato Autorizativo publicado em Diário Oficial. Pra começar. Possui também laudo de autorização de funcionamento do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Alvará liberando o funcionamento da atividade naquele local. Recebe inspeções constantes dos órgãos fiscalizadores, o que permite uma melhor garantia da segurança do seu filho ou seu ente querido. Possui procedimentos sobre como agir em casos de acidente. Atende à legislação vigente. Pode recorrer, quando necessário, aos mesmos órgãos que a fiscalizam para buscar alguma ajuda específica.

Isso tudo faz muita diferença. Só que nas visitas que fazemos, se não perguntarmos, não vamos saber.

No âmbito do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios atendidos pelo SINEPE RJ, uma boa dica é procurar o selo “Escola autorizada”. Vale saber que todas as escolas associadas ao SINEPE RJ precisam apresentar o Ato Autorizativo do poder público para efetivar a inscrição em nosso Sindicato, além de outros documentos. E também é possível, através do acesso em nosso site, consultar a lista das escolas associadas e se certificar que aquela que você mais gostou se encontra por lá. Caso ela não se encontre, preocupe-se.

Além de todas as questões que levantamos aí em cima, lembre-se que não basta apenas um lugar bonito, com pessoas acolhedoras e propostas encantadoras, é de extrema importância que a escola seja legalizada.

Escola não legalizada é uma fraude.

Quem pratica fraudes não trilha o mesmo caminho de quem trabalha por uma educação de qualidade.